RPA as a Service: o que é e quais são os benefícios
- harrisonautonomia
- 3 de nov. de 2021
- 6 min de leitura

Recentemente temos visto que o RPA tem ganhado mais espaço nos negócios ao redor do globo, isso porque, ao optar por sua implementação um mundo de possibilidades é aberto, desde a simplificação de processos até a redução de custos com alguns processos operacionais.
E quando o assunto é a implementação do RPA, é possível seguir dois caminhos: o primeiro é realizar o chamado RPA on-premise, em que a empresa contratante arca com o investimento inicial em infraestrutura, isto é, terá de adquirir todo o hardware, servidor, licenças e equipes necessários para que a tecnologia seja utilizada.
O segundo caminho é implementar o modelo de RPA as a Service, em português RPA como serviço. E é sobre esse modelo que iremos falar neste artigo, de modo a te ajudar a entender o que é e quais são as vantagens de se adotar esse tipo de modelo e não o primeiro que citamos.
Siga com a leitura para entender mais!
O que é RPA?
Para começarmos esta conversa, vamos entender o que é RPA: a sigla significa Robotic Process Automation, em português é Automação Robótica de Processos. Basicamente, é uma tecnologia que permite a automação de tarefas repetitivas e rotineiras.
O RPA é um sistema que se integra ao sistema das empresas, realizando essas pequenas tarefas que muitas vezes são exaustivas para os colaboradores. Com isso, através de regras complexas, essas tarefas são realizadas pelos robôs que imitam as ações humanas.
Exemplos práticos de RPA são os processamentos de pedidos em um e-commerce e o envio da fatura para o setor financeiro. Outro exemplo é a captura de informações de uma base de dados para o cadastramento deles em outra, acelerando o processo e reduzindo erros.
Então, o que seria RPA as a Service?

Agora que entendemos o que é RPA, vamos avançar um pouco mais e entender como essa tecnologia pode ser usada como serviço.
O RPA como serviço é uma forma de contratação, em que uma empresa contrata os serviços de uma outra empresa que é especializada neste tipo de tecnologia, esta, por sua vez, se responsabiliza por toda a construção, automação e hospedagem dos processos. Com a terceirização da implementação, a empresa ganha muito mais agilidade, por ter seu foco total na gestão do seu negócio.
Pequenas e médias empresas, que não desejam ou não podem investir em uma grande infraestrutura, podem utilizar o RPA como serviço, pois é uma modalidade bem menos custosa e rápida.
É válido ressaltar que boa parte das empresas que oferecem o RPA como serviço trabalham com o modelo de contratação de pacotes, dessa forma, eles se tornam customizáveis e escaláveis.
Por isso, é relevante para empresas menores, pois podem comprar o pacote que mais se encaixa em seu perfil, com chances de, no futuro, ocorrer uma migração para um pacote que melhor se encaixe em seu estado.
Outro ponto relevante, quando o assunto é RPA as a Service é o processo de implementação, aqui é importante saber que existem passos que precisam ser seguidos:
Definição dos critérios de qual fornecedor de RPA é o mais adequado para o seu negócio;
Quais funcionalidades, pacotes e preços melhor abarcam as necessidades do seu negócio;
Contratou o serviço de RPA? Agora é hora de mapear quais áreas receberão a implementação. Leve sempre em consideração os setores onde as tarefas humanas são repetitivas e de baixo valor. Veja quais tarefas podem ser automatizadas pelo RPA:
processamento de pedidos;
geração de e-mails;
suporte ao cliente;
tarefas repetitivas como, por exemplo, cadastramento em base de dados;
criação de relatórios.
Depois disso, o robô entra em ação e a empresa contratada oferecerá todo o suporte necessário para que seu negócio tenha bons resultados com a implementação.
9 benefícios do RPA como serviço
Entendemos, então, o que é o RPA as a Service, mas que tal abordarmos as vantagens desse modelo?
Continue a leitura para ver 9 benefícios do RPA como serviços para todos os tipos de negócio.
1. Sem erros
Com um robô atuando numa determinada área, as chances de erros são reduzidas ao mínimo, isso porque ele seguirá as orientações indicadas no processo de implementação, isto é, às regras implementadas em seu sistema. O retrabalho também será reduzido, já que o risco de erro será quase nulo.
Com as orientações sendo seguidas à risca, a possibilidade de esquecimento ou duplicidade em algum processo também não acontecerão. Caso sua empresa ache necessário, é possível utilizar alguma ferramenta de detecção de erro, duplicidade ou esquecimento de etapas.
Esse tipo de ferramenta irá alertar sua equipe sempre que algum erro ocorrer, no entanto, também é possível instalar ferramentas que detectam essas falhas e as corrigem rapidamente, sem a necessidade de uma equipe ser montada para resolver a situação.
2. Mais produtividade da suas equipes
Com a implementação do RPA, você tem equipes voltadas para tarefas que agregam valor a sua empresa e que são mais estratégicas, por isso, você consegue ter colaboradores muito mais produtivos e motivados para fazer seus trabalhos. Ainda, pensando na modalidade de RPA as a Service, a sua empresa não precisa desviar-se das suas atividades principais ao ter que contratar recursos para fazer o desenvolvimento, sustentação e manutenção dos robôs. Além de também não precisar alocar mais recursos em tarefas que não fazem tanto sentido para o seu negócio, já que a manutenção dos robôs e atualizações ficam com a empresa contratada.
Quer entender melhor sobre como o RPA melhora a produtividade e a saúde mental dos seus colaboradores? Então, leia nosso artigo “As consequências de equipes sobrecarregadas no trabalho e como evitar esse cenário”.
Além disso, ao automatizar os processos, o volume de produção aumenta e é possível aumentar o tempo em que os robôs trabalham, também tendo maior produção da sua empresa.
3. ROI

Quando se adota o RPA as a Service, sua empresa não precisa arcar com todos os os custos de implantação, infraestrutura e manutenção, entretanto ainda tem aumento na produtividade, como explicado acima, redução do retrabalho e diminuição do índice de contratação de colaboradores, com isso, tem-se um aumento na qualidade do seu produto final e o aumento na produção do mesmo. Tudo isso impacta direta e positivamente no ROI do seu negócio (o retorno sobre o investimento), isso porque o custo de implementação é bem menor, já que a infraestrutura é barata, fazendo o investimento ser menor e o retorno maior.
4. Integração facilitada
Quando falamos em automação e, mais especificamente, no RPA parece que implementá-lo em seu negócio é algo extremamente complicado, mas não é.
O RPA é um sistema que se integra facilmente a qualquer plataforma que você utiliza na sua empresa. Pode ser um ERP, CRM, sistemas de gestão financeira, banco de dados ou quaisquer tipos navegadores.
Você deve estar se perguntando: mas como isso é possível? Simples, um sistema RPA não mexe no código dessas plataformas, apenas imita os mesmos comandos que sua equipe realizaria, caso estivesse usando algum desses softwares.
Ou seja, não é preciso acionar uma equipe inteira de TI, com isso, não há custos adicionais.
5. Flexibilidade
Na hora de implementar um sistema RPA, os códigos de processo são muito flexíveis, pois são padronizados para encaixar perfeitamente nos códigos já existentes.
Isso ajuda na reutilização em outros sistemas, agilizando o processo de criação e implementação. Reduzindo o tempo que seria levado para um programador criar um código do zero sempre que necessário.
6. Fácil implementação
Por ser feito por outra empresa, a implementação do RPA as a Service é muito mais rápida, pois a contratante não precisa se preocupar com todo o processo de implementação, seja a aquisição, instalação e correção de erros.
Isso porque a fornecedora já tem todo o aparato e infraestrutura importantes para a instalação. Depois de todo esse processo, é preciso apenas começar a treinar os robôs para que eles cumpram suas novas funções.
7. Atualizações rápidas
Por ser um sistema de RPA as a Service, é preciso lembrar que ele evolui rapidamente, o que requer muitas atualizações. Mas não se preocupe porque a própria empresa fornecedora cuida desta parte.
Caso seja necessário, a empresa do RPA as a Service pode oferecer um novo pacote, com pouco custo adicional, com as novas atualizações, para que você possa continuar utilizando esse sistema.
Além disso, o RPA as a Service apenas gera custo enquanto utilizado. A partir do momento em que a empresa identificar que aquela automatização não é mais necessária, basta cancelar o serviço.
8. Segurança em primeiro lugar

Os robôs do RPA as a Service estão dentro de um ambiente 100% controlado e monitorado e só podem ser acessados através de um login e senha específicos, e a distribuição deles é sempre feita de acordo com as diretrizes de cada empresa.
Por isso, são sempre mais seguros, além de sempre centralizarem as informações em um único lugar, também protegido, evitando possíveis vazamentos ou acessos indevidos.
9. Escalabilidade
Conforme explicamos no artigo “Negócio escalável: 5 dicas de como ter um!”, empresas que se utilizam da automação RPA são capazes de escalonar de forma mais rápida. Isso porque, esse tipo de serviço é totalmente personalizável e flexível, atendendo diretamente às necessidades de cada empresa, com isso, o crescimento do negócio ocorre de forma mais rápida do que sem esse tipo de automação.
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