Por que líderes estão adotando robôs em seus negócios?
- harrisonautonomia
- 11 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2021

A adoção de robôs com a força de trabalho digital está na estratégia dos líderes no Brasil e no mundo. E isso se deve à uma boa razão!
Afinal de contas, qual empresa não deseja produzir mais com menor custo?
A automação do trabalho está cada vez mais presente no dia a dia das organizações por conta dos avanços científicos e tecnológicos. Entretanto, tendo em vista os mais recentes avanços da inteligência artificial, estamos presenciando formas de automação jamais vistas!
Você já deve ter visto por aí notícias que falam sobre robôs que fazem entregas, veículos autônomos, algoritmos que diagnosticam doenças, tecnologias de reconhecimento facial ou coisas deste tipo.
A automação robótica de processos (RPA) e a inteligência artificial (AI) são tecnologias essenciais para essas inovações e estão na estratégia de transformação digital de diversas empresas, fazendo com que elas obtenham grandes vantagens competitivas em decorrência da redução de custos e solidificação dos seus processos.
Com a força de trabalho digital os processos são realizados de forma mais rápida, estável, segura e inteligente!

A força de trabalho digital é constituída por colaboradores robôs em forma de software que tem a habilidade de executar tarefas de trabalho do dia a dia de um colaborador humano, entretanto de forma muito mais performática e precisa. Desta forma, os colaboradores humanos ficam livres para executar tarefas que precisam de empatia, colaboração e criatividade.
Por exemplo, um trabalhador digital pode executar a tarefa coletar pedidos de clientes através do e-mail ou sistema, conferir estoque de pedido no ERP ou sistema de estoque da empresa, faturar o pedido e enviar notas fiscais.
Empresas que não adotam a tecnologia potencialmente tem processos menos eficientes:

As empresas que estão passando pela transformação digital e se adaptam mais rapidamente ao modelo conseguem ter uma grande vantagem competitiva em seu mercado de atuação, pois focam em atividades estratégicas e criativas enquanto suas tarefas burocráticas são executadas mais rapidamente e com mais qualidade por um robô, o que aumenta a satisfação do cliente.
O que tornou a adoção de robôs urgente, além de necessária?

A pandemia do COVID-19 mudou o comportamento da sociedade. De forma repentina, todos nós mudamos a forma como nos relacionamos, vendemos, compramos, trabalhamos, lideramos etc. Mudou a forma como vivemos e acelerou a jornada para o futuro, que é mais digital e mais conectado!
Isso fez com que as empresas tivessem que antecipar o seu processo de transformação digital, de forma que precisaram adaptar o seu modelo de negócio para o digital e remoto, visando continuidade dos seus negócios em meio a crise sanitária.
Isso torna adoção da força de trabalho digital um dos componentes mais importantes para um futuro bem-sucedido de um negócio!
Segundo a Gartner, é previsto que 90% das grandes organizações em todo o mundo terão adotado a robotização de processos de alguma forma até 2022. Essas empresas buscam automatizar seus processos de negócios críticos através da robotização, trazendo resiliência e escalabilidade, enquanto recalibram o trabalho humano e o esforço manual.
Os principais ganhos de empresas que adotam a automação:

A força de trabalho digital é o caminho a seguir para as empresas que buscam agilizar processos, melhorar a conformidade dos dados e reduzir custos.
Quer saber mais e descobrir quais processos automatizar?
Agende uma demonstração!
Comments