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Negócio escalável: 5 dicas de como ter um!

  • harrisonautonomia
  • 1 de nov. de 2021
  • 5 min de leitura


Tem se falado muito nos últimos meses sobre como as empresas estão se inovando, principalmente, as startups, pois têm apresentado modelos de negócios, gestão e marketing que desafiam aquilo que já estava consolidado no mercado.


Essas empresas são capazes de se expandir tendo poucos recursos ao seu dispor, e os resultados são surpreendentes, indo desde o aperfeiçoamento de determinados processos até trazendo ao mercado soluções tecnológicas de alto nível, e sempre de acordo com o que é pedido pelo público.


É válido ressaltar que, com grandes avanços, surgem também grandes desafios. Por isso, empresas que são capazes de escalonar de forma rápida investem tempo em dinheiro para obter esses resultados.


Atualmente, a escalabilidade não se restringe mais a startups, pelo contrário, qualquer negócio pode se tornar escalável. E foi pensando nisso, que decidimos reunir neste artigo as principais informações sobre o assunto, além de te dar 5 dicas de como escalonar seu negócio.


Continue a leitura!


O que é escalabilidade?

A escalabilidade é a capacidade de duplicar ou até mesmo multiplicar um processo à medida que o volume de demandas aumenta. Além disso, a escalabilidade também determina o volume potencial do seu negócio, dessa forma, quanto mais fácil for para aumentar o valor proporcionado, significa que mais escalável seu negócio é.


Vamos a um exemplo para facilitar o entendimento: o cenário é o da educação. Temos, então, um professor que precisa ir até a escola para dar suas aulas, logo, sua atividade não é escalável. Isso porque seu tempo é muito restrito, assim como a energia disponível para prestar esse serviço - as aulas. Com isso, ele só pode assumir, por exemplo, uma turma em cada horário.


Agora, vamos supor que este mesmo professor está dando aulas a distância, seu cenário, então, é muito mais escalável do que o anterior. Porque é possível gravar as aulas, hospedá-las em um site ou nuvem, também é possível otimizar seu tempo de aula, ou seja, este professor pode gravar três aulas num dia, tendo mais tempo para outras atividades. Dessa forma, o material pode ser distribuído para mais alunos ou mais turmas, caso ele dê aula em mais de uma escola, sem que tenha um custo adicional exorbitante. Esse é o típico cenário de um negócio escalável.


Ficou fácil de entender que um negócio escalável é aquele capaz de conter as variáveis de crescimento, sem afetar seus recursos ou estrutura.


4 vantagens de ter um negócio escalável!

Ainda está na dúvida se vale a pena ter um negócio escalável? Siga com a leitura!

Entendemos o que é um negócio escalável, agora podemos abordar as vantagens desse tipo de negócio para quem deseja fazer parte desse grupo.


Redução de custos

Conforme comentamos, um negócio escalável se caracteriza por limitar os recursos, mesmo que a demanda aumente seu volume. É preciso ter em mente que este cenário não indica que você não terá custos, mas que será uma relação desproporcional, no qual a despesa é consideravelmente menor que o ganho do faturamento.


Vamos supor que na sua empresa, o cenário anterior era de um determinado tipo de armazenamento de dados. Agora, sua empresa precisa de mais espaço, porque a demanda aumentou.


Num cenário escalável, é possível comprar um plano mais robusto de armazenamento de dados na nuvem, mesmo que esse plano seja um pouco mais caro, há vantagem. Porque, pense na despesa necessária para adquirir mais servidores, pegar novas licenças ou quaisquer outras medidas necessárias para realizar o armazenamento dos dados.


O armazenamento de dados em nuvem é um exemplo perfeito das vantagens de aderir à escalabilidade.


Expansão do seu negócio

Por ter um produção mais ágil e eficiente, características advindas da padronização de processos, negócios escaláveis apresentam mais chance de se expandirem nacional ou internacionalmente.


Mais prestígio por parte dos consumidores

Este ponto está atrelado ao anterior, porque a expansão também está relacionada à maior adesão por parte dos consumidores. Na maior parte das vezes, os negócios escaláveis oferecem serviços que se comprometem diretamente com a melhor experiência para o usuário.


Por isso que há um grande investimento em tecnologia, pois é através dela que se melhora a qualidade dos serviços e produtos, atingindo diretamente a satisfação do consumidor e, consequentemente, atraindo mais consumidores que desejam ter aquele tipo de experiência.


Mais investimentos

Negócios escaláveis são grandes investimentos, por causa do seu potencial de desenvolvimento. Essas empresas estão sempre na mira de grandes investidores e grupos de fomento, dessa forma o valor de mercado do seu negócio aumenta e com isso as chances de obter capital externo seguem o mesmo caminho.


Falando em mercado, é importante ressaltar que negócios desse tipo têm muito mais presença nos seus segmentos, dessa maneira, exercem uma grande influência sobre as demais empresas, agregando muito mais autoridade às marcas.


5 dicas de como criar um negócio escalável!

Crie um negócio escalável com as nossas dicas

Nesse universo, a demanda por grandes negócios é muito alta, por isso, é válido ressaltar que nem toda ideia por si só pode vir a se tornar um negócio escalável, o foco sempre deve ser em como ela será explorada.


Por isso, separamos 5 dicas de como criar um negócio escalável de forma prática e consistente.


Acompanhe sempre o mercado

Num dos tópicos anteriores, nós comentamos sobre negócios escaláveis serem mais aderidos por parte dos consumidores. Bom, este tópico combina com aquele, porque, quando se fala em escalabilidade de negócio, é importante que se conheça bem o mercado do seu segmento.


Isso porque, com o estudo de mercado e benchmarking, é possível encontrar as melhores práticas e modelos de como tornar seu negócio escalável, dentro um de um nicho específico.


Depois desse estudo, é importante identificar as práticas, modelos e gaps do seu negócio, para que, após isso, sejam definidas metas para se aproximar das principais referências do mercado.


Contrate SaaS (Software as a Service)

O SaaS é um conceito extremamente relevante para você, que deseja tornar seu negócio escalável, através dele a tecnologia torna-se um serviço digital por assinatura de planos ou mensalidades. Como apontamos naquele exemplo sobre armazenamento de dados em nuvem.


Dessa forma, toda parte de processamento e armazenamento dos dados fica a cargo da empresa contratada, enquanto seu negócio usa apenas a infraestrutura tecnológica de forma mais simples, através de aplicativos de celular, plataformas ou sites.


Faça uma estratégia de crescimento

Crescer é o objetivo, certo? Bom, para isso, você precisa planejar o crescimento da sua empresa para que, quando ocorrer o aumento das demandas, a resposta para lidar com a situação apareça rapidamente.


Além de ser importante ter uma visão de longo prazo para entender melhor como seu modelo de negócio pode se transformar, conforme o mercado e a chegada de demandas mudam.


Crie uma rotina de mensuração dos resultados

Além de ter uma estratégia bem delimitada, é preciso ter o controle dos seus resultados, por isso, crie uma rotina na sua empresa de sempre acompanhar os resultados obtidos, para adaptar a estratégias, conforme apareçam os desafios, as oportunidades; entendendo também quais foram os erros e os acertos.


Em um negócio escalável, o cenário é incerto e é muito volátil, diante disso, seus planos nunca podem perder a validade e precisam acompanhar essas transformações. Com essas práticas bem desenhadas, você garante que seu negócio torne-se escalável, melhorando sempre sua capacidade de expansão.


Automação de tarefas repetitivas

Quando abordamos a questão das vantagens de um negócio escalável, a redução de custo foi um dos tópicos e ela se entrelaça a este ponto, porque, uma das formas de redução dos custos do seu negócio é através da automação de tarefas repetitivas.


Para isso, é utilizada a solução de RPA (Robotic Process Automation), que nada mais é do que um sistema que automatiza as tarefas repetitivas. Ou seja, é um robô que imita as ações humanas, usando as mesmas interfaces que seus colaboradores usam. A diferença é que com o RPA, as tarefas são feitas de forma mais rápida, com maior volume e sem risco de erros.


Com isso, se reduz o gasto de ter que contratar uma equipe para realizar essas tarefas, colocando-a para fazer aquilo que mais importa no seu negócio: traçar estratégias de vendas, encontrar novas formas de melhorar a experiência do consumidor e até mesmo ficar de olho nas inovações do mercado.

Interessantes, não? Venha conhecer mais sobre o RPA e como ele funciona na prática, clicando aqui!


 
 
 

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