As consequências de equipes sobrecarregadas no trabalho e como evitar esse cenário.
- harrisonautonomia
- 26 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de ago. de 2021

Na corrida para se atingir os objetivos da empresa, comprometimento e foco são as palavras de ordem. No entanto, o que pode acontecer é que os colaboradores acabam ficando sobrecarregados por inúmeras razões, algumas delas são: processos mal estabelecidos, serviços manuais, equipes enxutas e metas exageradas.
Viver sob estresse e sobrecarga de trabalho constantes, pode gerar quadros de burnout, segundo o International Stress Management Association, o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos de burnout. A síndrome se caracteriza por picos de tensão e estresse, de forma que a sobrecarga de trabalho é tão grande que leva a pessoa ao esgotamento total.
Como saber se sua equipe está sobrecarregada?
Deu para perceber que ter uma equipe sobrecarregada não é algo positivo nem para o colaborador, nem para a empresa. Uma pessoa sobrecarregada acaba diminuindo sua produtividade e se sentindo muito frustrada em seu cargo, podendo gerar, não só problemas de ansiedade e depressão, como também demissões.
Por isso, aqui vão algumas dicas de como identificar se sua equipe está se sentido muito atarefada:
Insatisfação
Um dos primeiros sinais de que seu colaborador está exausto é ele se mostrar insatisfeito com seu cargo. A fadiga do trabalho e a falta de energia impedem que a empolgação por estar em um determinado projeto apareça quando ele está executando suas tarefas.
Dessa forma, perceba se a sua equipe está se mostrando satisfeita no dia a dia, caso note este sinal, converse com essa pessoa e busquem formas de cuidar da saúde mental dela.
Procrastinação
Falou em procrastinação e logo veio a ideia de que é um problema de gestão de tempo de certo, certo? Bom, nem sempre.
Quando uma pessoa da sua equipe deixa de realizar as tarefas no tempo determinado, fazendo tudo de última hora, demonstra que ele não se sentiu satisfeito na hora de fazer aquilo que lhe foi destinado, ou que estava atarefado demais ou que não teve dificuldade na hora de realizá-las.
Em qualquer uma dessas alternativas foi possível perceber que a sobrecarga é um fator destaque, que está desmotivando seu colaborador ou atrapalhando seu cronograma de trabalho. Logo, as entregas ficam mais atrasadas.
Conflitos recorrentes
Um projeto grande chegou, com isso, a quantidade de trabalho aumentou, assim como a pressão para entregar também. Neste cenário, a tendência é que os colaboradores acabem se comparando demais, a consequência?
O surgimento de conflitos e constantes questionamentos quanto ao desempenho dos colegas de equipe. Logo, a produtividade irá cair e a comunicação poderá ficar falha, podendo gerar retrabalhos e erros.
Este não é um cenário que você deseja para sua equipe, correto? Então, vamos entender melhor como evitar tudo isso de uma forma prática.
Então, como evitar a sobrecarga de trabalho na sua equipe?

Quando falamos de conquistar objetivos, precisamos ter muito foco, mas, também, uma equipe bem disposta e preparada para enfrentar os desafios que virão. Por isso, evitar a sobrecarga de trabalho é tão importante.
Então, aqui, vão algumas dicas para você melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e ainda conseguir atingir seus objetivos:
Defina bem suas metas
Aqui, funciona muito bem aquele velho ditado popular “não dê um passo maior que sua perna”, para que seus objetivos sejam atingidos, é preciso traçar muito bem suas metas e estas precisam estar alinhadas com todo seu time.
Para isso, pense em pequenas metas que devem ser atingidas em um menor espaço de tempo, com isso, sua equipe estará sempre caminhando numa linha de ascensão e não se sentindo desmotivada, já que a metas estarão sendo atingidas.
Crie cronogramas e distribua bem as tarefas
Ok, você estabeleceu as metas, e agora? É hora de colocar a mão na massa e estabelecer cronogramas e distribuir tarefas.
Você sabe qual é sua maior meta e já sabe quais são as pequenas metas que precisam ser atingidas para chegar até ela, então, estabeleça em quanto tempo cada etapa deve durar e em seguida distribua tarefas à sua equipe, podendo, juntos, estabelecerem as datas de entregas.
Invista em automação de processos simples e repetitivos
Ficar horas realizando uma tarefa repetitiva não é a melhor forma de incentivar sua equipe a trabalhar, por isso, invista na automação desses processos. O RPA (Robotic Process Automation) é a melhor alternativa para estes casos.
Tá, mas o que é RPA?

De uma forma simples, o RPA é uma automação de processos repetitivos, através de um robô que imita as ações de um ser humano, utilizando a mesma interface do usuário para processar transações, manipular dados e se comunicando com outros sistemas digitais.
Vamos a um exemplo para facilitar: suponha que sua equipe precisa inserir uma série de informações cadastrais de uma planilha para o banco de dados da sua empresa.
Bom, tudo pode até funcionar muito bem, se você estiver lidando com apenas 5 cadastros, mas e se forem 5.000? O cenário muda e a sua equipe, com certeza, ficará sobrecarregada e isso pode acarretar em erros significativos para o seu negócio.
O RPA entra no jogo e automatiza todos os esses processos, ou seja, um robô é programado para fazer a tarefa de coleta dos dados e da inserção deles no banco de dados da sua equipe, dessa forma, ele é caracterizado como um assistente do ser humano, isso porque, sua função é executar atividades que exigem o esforço repetitivo.
Com isso, sua equipe pode focar naquilo que mais te interessa: estratégias de negócio, melhorias nos produtos e serviços e na experiência de cada cliente, e em atividades muito mais analíticas e produtivas.
Ficou interessado e quer saber mais sobre automação de processos? É só clicar aqui!
Comments